terça-feira, 10 de janeiro de 2012

No Caminho da Palavra...

Irmãos e irmãs companheiros no caminho da Palavra, bom dia!
 
“O Senhor ama os que detestam o mal, ele vela pelas almas de seus servos e os livra das mãos dos ímpios.” Sl 96,10

            Aderir ao mal é negar o humano com o qual fomos agraciados por Deus e recusar o sagrado com o qual nos quer revestir ao nos convidar a tomar parte em sua vida. O trágico percurso de todo aquele que assimila a maldade é a desfiguração do olhar e a decomposição do sorriso com a conseqüente insensibilidade dos sentidos.
            Deus é bom e esse é o único percurso que nos revela a nós mesmos permitindo-nos a aceitação dos nossos semelhantes, oportunidades de Deus, para a reconfiguração do rumo que nossa existência encontra no Senhor. Afastarmo-nos do bem interrompe a imersão do nosso tempo no mistério amoroso do Pai e Senhor de todos que nos convida para sermos mais do que já somos, até que alcancemos no sagrado coração, o que de fato podemos ser.
            A identificação com o bem nos lança na plataforma do amor, única chave para a compreensão da existência humana; única possibilidade de mútua aceitação da diversidade existente no mundo em que habitamos. Somente os que transitam por esta plataforma são capazes de si na aceitação dos semelhantes. A negação dessa plataforma nos lança no árido e nocivo terreno movediço que traga a vida e sufoca a existência.
            Cada escolha feita a partir do bem nos transfigura e redimensiona nosso olhar dando-nos a possibilidade de irmos para além do que parece ser centrando-nos na misteriosa e irrenunciável presença de Deus na vida de toda pessoa não obstante as circunstâncias de sua vida. A exigência do nosso seguimento a Jesus consiste também nessa proposição: não são as circunstâncias da vida que nos devem mover para as pessoas, mas simplesmente a pessoa humana deve, em sua existência marcada ou não de dores, mover nossas habilidade e sentidos para a proximidade, aceitação e ajuda. Somos humanos e trazemos em nós o mais inusitados de todos os dons: Deus habita em nosso ser! Dessa fonte nasce a força para sermos bons, ainda que o mal transite em nossas ruas.
“O Senhor ama os que detestam o mal, ele vela pelas almas de seus servos e os livra das mãos dos ímpios.”

- Faça o bem concretamente hoje, ajude alguém que precise de alimento, de palavra e de escuta.
 
Que seu dia seja abençoado. Fique com Deus.
Pe. Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário