segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

No Caminho da Palavra...

Irmãos e irmãs companheiros no caminho da Palavra, bom dia!
 
“Não vos torneis endurecidos como em Meribá, como no dia de Massá no deserto.” Sl 94,8

            Eis uma grande barreira a ser superada quando se deseja, com sinceridade, trilhar as sendas do Espírito que molda nossas vidas para sermos uma existência que agrada a Deus: não nos endurecermos em nós mesmos, não nos petrificarmos em nossas razões. É um grande e exaustivo duelo que devemos travar contra os inúmeros “eus” que habitam e travam impiedosa batalha dentro de nós.
            Quando nos endurecemos em nós mesmos fazemos de nossa vida uma trajetória de pedras que ferem a nós e aos outros; acumulamos fardos que nos fazem rastejantes na longa e dinâmica estrada da existência. Fardos que retardam nossos passos, que pesam sobre nosso olhar, fluidificam nossa esperança e frustram nossa existência; sufocamo-nos furtando-nos o sorriso, a alegria e a coragem.
            É vertiginosa queda que marca o percurso de passos líquidos em solo movediço quando cedemos à terrível tentação de endurecermo-nos em nós mesmos bastando-nos em frívola e enganosa simulação das coisas mais simples a definirem cada homem e cada mulher que imergem na restauração do humano. Sorrisos plásticos, mãos virtualmente estendidas, presença desterritorializada e espaço virtualizado são armadilhas dilaceradoras de nós e de tudo o que constitui a construção de nossa história humanizada.
            O endurecimento inviabiliza o diálogo, a compreensão, a aceitação, a proximidade e a percepção de que somos todos invariavelmente singulares, importantes e necessários na composição da humanidade que Deus concebeu e criou. Somos inevitavelmente necessários uns aos outros para compormos a humanidade e redescobrimo-nos como plataforma terrena em que transita o céu. Flexibilizar nossas ponderações imerge-nos no coração do Senhor dispondo-nos ao diálogo, pois a Palavra se fez carne e convida a carne a fazer-se palavra.          
“Não vos torneis endurecidos como em Meribá, como no dia de Massá no deserto.”

- Valorize as sugestões dos outros na execução dos projetos que envolvem você.
Que seu dia seja abençoado. Fique com Deus.
Pe. Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário