sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

No Caminho da Palavra...

Irmãos e irmãs companheiros no caminho da Palavra, boa tarde!
 
“Em nosso abatimento ele se lembrou de nós, porque sua misericórdia é eterna.” Sl. 135,23

            A misericórdia é uma ambiência estranha a todo aquele que não ama. Não há possibilidade de compreensão desse modo de Deus quando o coração não se permite olhar para além de si e de suas razões. Somente na peregrinação de cada um rumo à alteridade vislumbra-se ao longo do caminho os passos, as paradas e a chegada. É um mistério intrigante saber que fomos criados no amor, mas um amor profundamente apaixonado que de Si nada reservou, imprimiu-se em cada um de nós de modo que cada criatura nos permite vê-Lo ao longo do caminho e nos recorda a rota que devemos seguir para chegarmos à fonte de nós mesmos.
            Essa misericórdia que é força do amor que tudo faz pelo homem e pela mulher, um amor que chega quase ao nada somente para alcançar suas criaturas, um amor sem medidas que até mesmo se cala para salvar. Há um propósito na misericórdia, possibilitar o soerguimento de tantos que ao longo do mesmo caminho foram debilitados, pararam ou desistiram. Um grito amoroso que não teme comprometer-se. Não importa quantas desfigurações encontremos ao longo de nosso caminho existencial, precisamos aprender a ver em cada um Aquele de cuja realidade foi feito imagem.
            A distância da dignidade humana e a  impossibilidade de existência saudável, leva a pessoa ao esquecimento do amor como razão e ambiente de sua própria criação. Por isso a misericórdia é essa dinâmica do Espírito que nos exige empenho para resgatar a dignidade de cada um, para viabilizar a existência como experiência de encontro que leve ao coração amoroso de nosso Deus. Por isso cada cristão deve compreender seu papel inegociável de disseminar o amor misericordioso e a paz, ainda que isso lhe custe a incompreensão. Isso nos faz agir como Jesus que veio iluminar a todo homem que habita nossa terra.
            Grande retrato da misericórdia é a Eucaristia, mistério de amor, em que o Senhor entrega-se, divindade e humanidade, para nos alimentar e nos unir a Ele sem absolutamente nada exigir de nós. “Oh coisa admirável aos pobres servos, o Senhor alimentá-los com sua carne e seu sangue”. Iniqualável retrato do amor misericordiosos, fazer-se menor que o servo para elevá-lo à dignidade de seu Senhor. Muito precisamos aprender disso.
“Em nosso abatimento ele se lembrou de nós, porque sua misericórdia é eterna.”
 Tenha ouvidos misericordiosos, ouça sem julgar, somente acolha.
 
Que seu dia seja abençoado. Fique com Deus.
Pe. Fábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário