quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Homilia

Homilia da missa na TV Anhanguera de Palmas- TO
2º Domingo do Advento – 04-12-2011


Queridos irmãos e irmãs aqui presentes
Todos vocês que nos acompanham pela TV Anhanguera



É com alegria que estamos celebrando o segundo domingo do advento. Este tempo tão especial para nós, em que nos preparamos, durante quatro semanas, para a grande festa do Natal do Senhor, do Nascimento do nosso Salvador.

Maranhata, vem Senhor Jesus!

1. Neste tempo, nós dizemos como os primeiros cristãos maranhata! Refletimos sobre a vinda do Senhor. Preparemo-nos! Deixemos esta expectativa crescer em nós, que ela nos ajude a preparar o coração, a Fim de que o Salvador venha e realize obras novas em nossa vida.  
Ouvimos na primeira leitura, em Isaías 40,10: “Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória”. Ele vem com poder, vem com a vitória, vem com a Salvação, vem para inaugurar o seu reino de paz. Também, em sintonia com a primeira leitura, ouvimos Pedro dizer: “O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça” (2º Pd 3,13). Esperamos a sua vinda gloriosa no ultimo dia, sim! E também a sua vinda espiritual em nossa vida, todos os dias, hoje. Nesta eucaristia ele virá. Ele revelará sua salvação, a sua vitória. É tempo de oração, de dizer vem Senhor Jesus, vem em minha vida, vem em minha família, vem em minha casa. É tempo de dizer como o salmista: “Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!” (Sl 84). 

Convertei-vos, preparai o caminho do Senhor 

2. Continua a carta de Pedro: “Caríssimos, vivendo nessa esperança, esforçai--vos para que ele vos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz” (II Pd 3,13.14). A expectativa do Advento é humilde, austera, alegre e de conversão. A conversão é este caminho importantíssimo que o advento nos apresenta; cada tempo que celebramos, devemos não somente repetir os ritos, mas deixar que os ritos nos toquem, e assim seremos transformados, e assim viveremos diferentemente, não porque o vivemos em um lugar diferente, ou com mais enfeites, mas porque nós mudamos, nós nos tornamos melhores, a mudança foi dentro de nós: “esforçai--vos para que ele vos encontre numa vida pura,  sem mancha e em paz”. 
O santo Evangelho nos apresenta a figura excelente do profeta João Batista. Ele aparecia no deserto, pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados. Toda a região da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e se deixavam batizar por ele. O centro da sua pregação era: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’” (Mc 1,2.3). Era a conversão: que é o caminho para a nossa santidade, para a nossa salvação, nossa felicidade. Quanto mais nos convertermos a Cristo, mais seremos dele, mais estaremos recebendo as suas graças, porque nos abrimos a Ele, mas estaremos preparados para a sua vinda, estaremos produzindo frutos que mostram a nossa conversão e preparando seus caminhos.

Sede sóbrios e vigiai 

3. Este tempo também é marcado pela palavra exortativa “vigiai”! Muitos vivem como se Deus não existisse, etsi Deus non daretur’ (como se Deus não existisse), e se pra eles existe, não lhes importa. Estão como em um sono, dormindo para Deus, dormindo para as coisas de Deus, para a vida de Igreja, para a conversão. A fé nos ajuda a viver acordados, a sair deste sono. Nós, que temos fé, não estejamos dormindo, mas vigiando, atentos, de olhos abertos. Esta é a penitência do advento, como nos diz o Apóstolo: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" (1 Pd 5.8).  
Sobriedade e vigilância. Cada dia, cada manhã devemos renovar o nosso propósito de fidelidade e amor ao Senhor, para produzirmos frutos que mostrem a nossa conversão, para que o Reino de Cristo se espalhe, cresça na sociedade e no coração de todos.


PE GERALDINHO
Arquidiocese de Palmas-TO,
Com. de Aliança Canção Nova
Estudando em Lugano,Suíça, 2009-2013
www.pgeraldinho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário