quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

No Caminho da Palavra...

Irmãos e irmãs companheiros no caminho da Palavra, bom dia!

“Para escutar os gemidos dos cativos, para livrar da morte os condenados.”Sl. 101,21

            Nosso mundo tem estado ferido gravemente de morte e essas feridas fazem gemer toda a criação. Ao ver-nos nesse cenário, o Senhor não se conteve em Si mesmo movendo-se em nossa direção. Esse movimento de Deus é missão que se explicita em Jesus o Filho de Deus salvador.
            Toda nossa existência é um chamado do Senhor para tomarmos parte em sua própria missão. Isso, porém exige de cada um configurar-se com Jesus assimilando seu modo de ser e agir. Jesus é o ouvir do Pai, próximo aos que gemem, aos aprisionados e aos condenados à morte. Tomar parte no ser e na missão de Jesus exige-nos a disposição para escutar os gemidos, aproximarmo-nos dos aprisionados e enfrentar a morte para libertar os que padecem sob seu jugo.
            É nesse misterioso movimento de entrega da vida que descobrimos o segredo de vencer a morte. Quanto mais damos de nós aos outros por Cristo, com Cristo e em Cristo mais vencemos a morte e nos plenificamos na vida nova de Jesus que não se poupou para nos reconduzir ao coração do Pai.
            A missão é vencer a morte recusando-lhe a sedução e a indiferença que insistem em tomar parte em nossos movimentos e em nossos sentidos. Negarmos à morte o direito sobre nossos semelhantes associa-nos a Jesus e nos faz participar de sua missão. Não podemos admitir a morte como plataforma cultural das pessoas nem das sociedades habitadas pelos discípulos que são experimentados na ressurreição e pela ressurreição.
            A vida é o grande hino que agrada os ouvidos do Senhor; tornarmo-nos loucos nesse mundo a ponto de compreender a vida até mesmo daqueles cuja identidade e dignidade foram negligenciadas pela ordem social assemelha-nos a Jesus identificando-nos com o plano salvador de Deus nosso Pai.
“Para escutar os gemidos dos cativos, para livrar da morte os condenados.”

- Dedique um tempo para ouvir alguém que sofre. Seja ouvido de Deus.
Que seu dia seja abençoado.
Fique com Deus.
Pe. Fábio